A Perda de Audição na 3...
-----------------------------------
   Cuidados com seu Aparel...
-----------------------------------
   MP3 Players e Perdas Au...
-----------------------------------
   Como funciona a sua aud...
-----------------------------------

 
INFORMAÇÕES UTEIS
A Perda de Audição na 3a Idade

Como se proteger para chegar saudável à terceira idade?

 
No mundo moderno, fazer exercícios físicos é prática comum que atrai cada vez mais adeptos. Muitas pessoas, no entanto, esquecem de adquirir outros bons hábitos para garantir sua saúde física e mental. No caso da audição, eles podem fazer a diferença quando chega a maturidade.

 
A partir dos 50 anos, a audição tende a diminuir, assim como a visão; mas isso varia de pessoa para pessoa. Muitas vezes, depende do tipo de vida que se leva. A surdez na terceira idade, conhecida como presbiacusia, é irreversível, é parte do processo de envelhecimento natural do corpo, mas pode ser atenuada ou adiada em alguns anos, se forem tomadas certas precauções ao longo da vida.

 
Existem pessoas que apresentam sinais de perda auditiva já aos 50 anos, outras só após os 70 anos e tem ainda aquelas que nunca sofrem dessa deficiência. Por isso, desde cedo, alguns cuidados são fundamentais: não frequentar lugares muito barulhentos (como boates) com frequência; não ouvir música muito alta com fones de ouvido; prestar atenção ao volume do rádio e da TV dentro de casa; e evitar, dentro do possível, profissões onde o trabalhador está exposto a barulhos diariamente. Doenças como hipertensão arterial, diabetes e problemas circulatórios - além do fator genético -, também podem afetar os ouvidos.

 
"Em casos de presbiacusia, a melhor opção para a recuperação da audição ainda é o uso de aparelho auditivo, que deve ser indicado por especialistas depois do exame de audiometria. Esse exame, feito por fonoaudiólogos, é que vai mostrar o tipo e grau de surdez do paciente e, essas informações são importantes para complementar a indicação do aparelho auditivo em cada caso",
explica Monique, fonoaudióloga da Aura Aparelhos Auditivos.
 

A surdez é um sério fator de limitação do idoso. Pode causar problemas emocionais, retraimento social, isolamento e depressão. Mesmo assim, numa época em que a vaidade é muito valorizada, chama atenção a resistência de muitos em usar um aparelho auditivo, apesar dos bons resultados para a audição. Por isso, o incentivo da família é fundamental.
 

"Falar sobre deficiência auditiva nunca é fácil, por causa da resistência que as pessoas têm em admitir a surdez. Mas, trazer à tona o problema é a melhor coisa a fazer. A falha na audição é corrigida se for tratada corretamente. O uso diário do aparelho e o apoio da família são essenciais para que o idoso resgate sua autoestima e qualidade de vida", lembra a fonoaudióloga.

  
©2009 - Aura Aparelhos Auditivos
contato: faleconosco@audiaura.com.br - SAC: 0800 085 1000